Setsubun(節分).

Dia 3 de fevereiro comemora-se o Setsubun aqui no Japão. Você que mora aqui já ouviu falar em Setsubun? e Mamemaki? Pois é, estou aqui a mais de 25 anos, a história e a cultura local sempre me fascinaram. Registrei muitos eventos, mas este tal de Setsubum nunca esteve muito claro na minha cabeça. Andei perguntando para alguns japas e as respostas sempre foram meio vagas, tal como, ah! Setsubum  é Mamemaki, legal, e o que é Mamemaki? Resolvi consultar o professor Google, e aí a coisa fica mais complicado ainda porque a explicação se aprofunda e vamos parar na China antiga. Enfim, vamos para uma explicação tupinikim, o significado de Setsubun é:

Setsu = época(no são as estações do ano).

Bun(separar).

Trocando em miúdos, Setsubun significa a separação das quatro estações do ano. Segundo a antiga crença, acreditava-se que os maus espíritos fluíam com mais abundância nas transições das estações do ano, principalmente na virada do ano, ou seja na passagem do inverno para a primavera. Pelo antigo calendário lunar esta passagem se dá no começo de cada ano que corresponde ao dia 3 de fevereiro do atual calendário gregoriano.

O outro lado da comemoração do Setsubun.

Aqui vai uma opinião puramente pessoal, os templos, santuários ou os próprios comerciantes criaram eventos para exorcizar ou evitar a entrada ou influência dos maus espíritos, dos quais podemos citar.

– Mamemaki.

– Casamento da raposa.

– Eho maki.

– Proteção de residência.

Mamemaki(espalhar grãos).

É um ritual do folclore japonês que consiste em atirar grãos de soja torradas para o público com os protagonistas gritando;

– Oni waaa soto(maus espíritos para fora).

– Fuku waaa uchi ( felicidade para dentro).

Neste ritual, os maus espíritos são simbolizados pelos diabos. O significado literal de mamemaki  é espalhar grãos, atualmente os grãos são acondicionados em saquinhos para evitar sua dispersão e contaminação ao cair no chão. Nesta época do ano(segunda quinzena de janeiro) deparamos com diversos produtos  nas lojas de conveniência ou supermercados que não estamos acostumados a ver, como soja torrada(usadas para mamemaki) ou sushi inteiro(ehomaki). Os produtos ajudam a aquecer o mercado e os eventos aquecem a visita aos templos e santuários. Afinal qual é o maior objetivo? religioso ou comercial?

image-6

Kitsune no yomeiri(casamento das raposas).

O casamento da raposa é uma estranha lenda do folclore japonês onde conta–se que quando ocorre a chuva de luz, está ocorrendo o casamento da raposa.

Chuva de luz é um fenômeno meteorológico que acontece em dias de chuva ou nublado, quando de repente raios solares aparecem, criando uma beleza mística.

Durante as comemorações do Setsubun, diversos templos ou santuários promovem festivais com o tema Kitsune no Yomeiri, onde simulam uma fila de pessoas que acompanham a entrada da noiva vestida de raposa.

Acredita-se que esta lenda origina-se da união de pessoas em Yakudoshi(Idade de má sorte) que ao se casarem nesta época estará afugentando os maus espíritos, tornando-se felizes, coisa de louco não?

O Yakudoshi é uma crença que até hoje é levado a sério pelos japoneses e a idade é diferente para homens e mulheres.

Yakudoshi (homem) =  25, 42 e 61 anos.

Yakudoshi(mulheres = 19, 33 e 37 anos._MS13422

 

Eho maki.

Eho maki é um tipo especial de sushi feito com sete ingredientes pré definidos. Na noite anterior ao Setsubun come-se o Eho maki apontando para uma determinada direção(normalmente é dirigido a um determinado templo) e muda de região para região. Enquanto comemos o sushi, mentalmente fazemos pedidos para o ano que se inicia.

 

Protegendo sua casa.

Só vendo para acreditar, durante as comemorações do Setsubun coloca-se na entrada da casa um galho de azevinho espetado na cabeça de uma sardinha. Acredita-se que os espinhos do azevinho e o odor da cabeça da sardinha são detestados pelos diabinhos(maus espíritos)

SN310026

Links externos;

– Setsubun.

– Kitsune no yomeiri.

– Ehomaki.

– Mamemaki.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s